VAI PEGAR SOL? NÃO ESQUECA O PROTETOR SOLAR!
VOCÊ SABE QUAL É O MELHOR PROTETOR SOLAR PARA A SUA PELE? ENTÃO FICA LIGADO NESSE POST QUE VAMOS TE CONTAR TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA ENCONTRAR O PROTETOR SOLAR MAIS INDICADO PARA A SUA PELE.
As altas temperaturas do verão e o sol forte exigem cuidados redobrados com a nossa pele. Por isso não basta apenas ir à praia ou piscina nos dias de calor para se refrescar, precisamos pensar na saúde da nossa pele, utilizando um protetor solar com fator de proteção ou FPS específico para cada tipo de pele, além de cuidados extras para enfrentar os dias de calor na maior segurança.
Dermatologistas recomendam que o uso de protetor solar seja diário, principalmente no rosto e pescoço. O fator de proteção indica por quanto tempo o filtro solar manterá a sua pele protegida contra os raios solares, o fator mínimo recomendado é FPS 30.
O mercado oferece hoje uma grande variedade de marcas nacionais e importadas com diversos fatores de proteção, com opções que vão desde o FPS 50, variando até o FPS 70 e o FPS 100. Quanto mais baixo o FPS, menor é o tempo de proteção que o produto concede à pele, ou seja, um filtro com FPS 30 protege a pele da ação dos raios solares por um período 20 vezes menor do que um com fator de proteção 50. Logo, aquele número que a sigla leva especifica o tempo de proteção. Para calcular, basta multiplicar por 10. por exemplo: se seu protetor é FPS 30, são 300 minutos de proteção (5 horas).
Mesmo em dias nublados, chuvosos e frios, você não deve dispensar o uso de filtro solar, já que a radiação ultravioleta consegue atravessar as nuvens, por isso é tão importante a reaplicação do filtro solar a cada 02 ou 03 horas, principalmente na praia e na piscina.
Em crianças, o uso de filtro solar, deve iniciar a partir dos 06 meses de idade, com protetores específicos e adequados a pele do bebê. Em caso de dúvidas, consulte um pediatra ou um dermatologista, que irão lhe indicar o melhor produto para cada caso.
Pessoas com pele negra, não podem e não devem dispensar o uso de filtro solar. A alta produção de melanina, ocasiona uma proteção natural na pele, mas a exposição ao sol sem um corretor fator de proteção, podem ocasionar queimaduras e até câncer de pele.
Os grupos de maior risco há exposição solar sem proteção, são pessoas com a pele extremamente clara, com sardas, com cabelos e olhos claros. Outro fator de risco são os antecedentes familiares com histórico de câncer de pele ou queimaduras após um período de exposição ao sol.
Além do protetor solar, a Sociedade Brasileira de Dermatologia, sugere outras medidas fotoprotetoras, como evitar os horários de maior incidência solar, que acontece sempre entre 10h e 16h, utilizar chapéus com abas largas ou bonés, óculos de sol de qualidade com proteção UV, procurar lugares com sombras e manter uma hidratação corporal, ingerindo muita água ao longo do dia. Praia, sol e piscina são sinônimos de diversão e só valem a pena se forem aproveitados com segurança, por isso o protetor solar deve ser um dos itens principais na hora de arrumar as malas, para aproveitar o verão com a família! Mesmo depois das nossas dicas, se você ainda tiver dúvidas sobre qual o melhor fator de proteção para sua pele ou de sua família, procure sempre um dermatologista de sua confiança para lhe orientar.
Confira nossos modelos de óculos de sol em https://www.mafiawood.com e garanta sua proteção completa!